Sinpefrs

Obrigado, Pelé! - Por: Valacir Marques Gonçalves

Há 1 ano


Ouvir texto

Parar

O mundo do futebol perdeu o maior de todos. Antes de mencionarem a filha que ele não reconheceu, peço aos que “não cometem pecado” que dispensem a hipocrisia - faz bem pra mente, pro coração, e até pra alma…

Continuarei admirando o Rei, desde sempre e para sempre. Pelé, obrigado pela felicidade que você me proporcionou. Seus gols e jogadas geniais ficarão guardados em minha memória junto a um peito sufocado pela saudade.

Eleito Atleta do Século em votação promovida pelo jornal francês L’Équipe, os números deixam claro um talento inigualável: 1281 gols em 1363 jogos, 75 em 53 partidas numa única temporada, oito num único jogo. Participou de quatro Copas do Mundo, venceu três.

Pararam uma guerra para vê-lo jogar. Um árbitro foi substituído por exigência do público quando o retirou de campo. Foi campeão do Mundo com dezessete anos. Jogando finais de Copa do Mundo contra europeus, os venceu sem deixar dúvidas, 5x2, 3x1 e 4x1.

Um dia entenderão que existe o AP e o DP - o futebol antes e depois do Pelé. Ele ressignificou o esporte mais popular do planeta, mostrou que podem praticá-lo com arte; que gols podem ser obras-primas como aquele que mereceu uma placa no Maracanã. Seu legado foi fonte de inspiração para as novas gerações.

Por último, lembro que Pelé, com sua imensa popularidade, ajudou pessoas de todos os continentes a descobrirem que existia um lugar chamado Brasil.

Pelé, obrigado por tudo, diga ao Édson que agradeço a ele também!

Amém!

e-mail vala1@uol.com.br

blog www.valacir.com